Fundado em abril de 2010, o Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos – LIEJA - constitui-se em um espaço intra e interinstitucional de ações voltadas à área da Educação de Jovens e Adultos. Suas atividades são marcadas por ações de cunho acadêmico e político que pretendem, entre outros objetivos, sistematizar e produzir conhecimento científico em EJA a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão; elaborar subsídios teórico-metodológicos visando à formação de professores de EJA comprometidos com projetos emancipatórios de sociedade, nos quais o compromisso com a Educação Básica e a escola pública tenha relevância; articular uma rede de escolas públicas por meio do desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e políticas.
Em 2013, entre os dias 30 e 31 de agosto, o LIEJA promoveu sua primeira jornada científica com o tema Sujeitos, saberes e práticas da Educação de Jovens e Adultos. Realizado no campus da Praia Vermelha, o evento contou com a participação de mais de 120 pesquisadores e educadores.
Em 2015, entre os dias 29 e 30 de outubro, foi realizado o 1° Seminário do LIEJA, tendo como tema central A formação do professor da Educação de Jovens e Adultos: desafios e lições da/na Educação Popular. A conferência de abertura contou com a participação do Professor Miguel Arroyo (UFMG) e a de encerramento com a presença da Professora Sônia Rummert (UFF). Em sua estrutura organizacional previu seis espaços de diálogo (ED), grupos temáticos caracterizados pela apresentação de trabalhos de professores que compõem o quadro do LIEJA, de seus estudantes e orientandos da graduação e pós-graduação, bem como do público externo, prioritariamente composto por professores da EJA atuantes nas redes públicas de ensino do estado do Rio de Janeiro. O 1º SELIEJA contou com a participação de 170 pesquisadores e educadores.
Entre os dias 19 e 20 de maio de 2017, foi realizado o 2º SELIEJA. A conferência de abertura contou com a participação do Professora Analise da Silva (UFMG) e a de encerramento com a presença da Professora Mônica Peregrino (UNIRIO). Dando continuidade aos debates e reflexões efetivados nas edições anteriores e com a intenção de se consolidar como evento científico regular no cenário acadêmico do estado do Rio de Janeiro, a segunda edição do Seminário ampliou seu público para um quantitativo de 250 participantes, entre professores, gestores, pesquisadores e educandos da EJA de diversos municípios do estado. O tema Educação de Jovens e Adultos em tempos de destituição de direitos refletia o momento de implementação das contrarreformas na educação brasileira pautadas pela retração de políticas referenciadas no direito à educação, na diversidade e na qualidade social.
Com o intuito de expressar o momento político pelo qual o país atravessa, marcado pelo avanço de forças conservadoras, o 3° SELIEJA, a ser realizado entre os dias 23 e 25 de maio de 2019, traz como tema desencadeador Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos: entre inquietações, retrocessos e resistências. Nesta edição, o evento contará com uma inovação em relação às edições anteriores ao incluir mais um dia em sua programação. Com isso, pretende-se ampliar as possibilidades de discussão e reflexão a partir da realização de duas atividades culturais: a apresentação, com debate, de um filme cuja temática gira em torno da juventude na EJA e o lançamento de livros da área. Assim como na edição anterior, o 3° SELIEJA receberá trabalhos que divulguem resultados de pesquisas acadêmicas, bem como trabalhos em forma de relatos de experiência que expressem as possibilidades e os desafios do trabalho pedagógico com jovens e adultos nas escolas ou em projetos de educação popular.