Os Espaços de Diálogo (EDs) são grupos de discussão em torno de algum
tema relacionado à EJA e se configuram na principal atividade do Seminário. Aí
são apresentados os trabalhos inscritos e desenvolvidas discussões e reflexões
em torno da temática que os une, possibilitando diálogos entre saberes,
práticas e pesquisas.
Cada um dos seis EDs organizados para o 3º SELIEJA contará com um
coordenador que conduzirá as atividades de acordo com a dinâmica estabelecida
pelo grupo.
ED1: Formação inicial e continuada de Professores em EJA
Coordenadora: Profª Drª Ana Paula Moura - UFRJ
Pretendemos trazer para a discussão os aspectos
relacionados à construção da identidade do docente da EJA, enfatizando os
documentos legais que fazem referência à EJA e os processos de formação inicial
e continuada de professores. Para isso, buscaremos abordar o tratamento
recebido pela EJA nos cursos de graduação e licenciatura e a necessidade de que
esta atenda às especificidades da EJA. O ED procura ainda trazer para
socialização e reflexão as diferentes experiências formativas vividas por seus
participantes.
ED2: Linguagem, Interculturalidades, Gêneros e Afetos em EJA
Coordenadora: Profª Drª Marta Souza - UFRJ
Discutiremos, com base nas
especificidades da EJA, a necessidade de uma relação teórico-prática que
privilegie o trabalho com a linguagem verbal e não verbal. A partir desta
perspectiva, dialogaremos com as diferentes culturas, com diversos gêneros
(discurso e corpo) e os afetos na EJA, visando à problematização dos seguintes
temas: o papel da linguagem na constituição da identidade dos sujeitos da EJA,
a prática pedagógica com a linguagem, os gêneros e as áreas de conhecimento, a
EJA, o direito à literatura e as práticas de leitura literária, a dimensão
afetiva na EJA.
ED3: Políticas de Currículo em EJA
Coordenador: Prof. Drª Enio Serra - UFRJ
Nesse Espaço de Diálogo temos como objetivo propiciar
reflexões sobre as políticas de currículo no âmbito da EJA, englobando a
produção de documentos curriculares oficiais, o currículo praticado por
educadores, bem como ações e experiências curriculares em projetos de educação
popular. Temos como foco a análise das concepções de EJA e de conhecimento
escolar presentes em propostas e práticas curriculares, problematizando os
seguintes temas: propostas curriculares oficiais para a EJA; currículo e
prática docente nas escolas e na educação popular; características e
especificidades do currículo escolar em cursos de EJA; a BNCC, a reforma do
Ensino Médio e seus impactos na EJA.
ED4: Juventudes na EJA: presença, desafios e potencialidades
Coordenadora: Profª Drª Alessandra Nicodemos - UFRJ
Este Espaço de Diálogo tem como intenção congregar
estudos, pesquisas e experiências escolares relacionadas ao fenômeno de
juvenilização no contexto da Educação de Jovens e Adultos, entendido como a
inserção de matrículas de estudantes cada vez mais jovens em turmas nessa
modalidade no tempo presente. Nesse cenário, buscamos problematizar os desafios
atuais e as especificidades que esse fenômeno coloca para os sujeitos da escola
na perspectiva de um acolhimento a esse público, marcado por múltiplas
identidades, e que o reconheça como sujeito do conhecimento e integrado na
construção de práticas curriculares críticas e emancipatórias.
ED5: Movimentos sociais e Políticas Públicas em
Educação de Jovens e Adultos
Coordenadora: Profª Drª Rosangela Carrilo Moreno - UFRJ
As discussões presentes nesse Espaço de Diálogo
girarão em torno das políticas e práticas de EJA no âmbito dos movimentos
sociais que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária, tomando como eixo
os projetos de Educação Popular neles desenvolvidos. Temos como pretensão
também discutir e debater sobre as atuais políticas educacionais destinadas à
elevação da escolaridade, principalmente no que se refere à retração de
matrículas e de oferta de EJA por parte do poder público, bem como ao recrudescimento
de propostas de Educação a Distância e de exames de certificação voltados para
o público jovem e adulto trabalhador.
ED6: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e a relação Trabalho-Educação na formação do jovem e adulto trabalhador
Coordenadora: Profª Drª Jaqueline Ventura - UFF
Pretendemos
propiciar, com esse Espaço de Diálogo, reflexões sobre temas vinculados
aos fundamentos econômicos, culturais, políticos e sociais do trabalho e dos
processos formativos humanos. A
partir desta perspectiva, dialogaremos, especificamente, sobre as relações entre os mundos do trabalho e as implicações no âmbito
das propostas de acesso à escolarização e à formação profissional para a
classe trabalhadora. Assim, temos como foco a
análise das concepções de educação/formação em disputa na sociedade brasileira
e as conseqüências nas políticas educacionais voltadas atualmente para os
jovens e os adultos trabalhadores. Com base na centralidade do trabalho como
ação humana, buscaremos apreender os elementos fundamentais da concepção
burguesa de trabalho, hegemônica na educação, e propiciarmos o debate em torno de
possibilidades de sua superação, na luta por um outro projeto de educação e de
sociedade.