Espaços de Diálogo (EDs)

Os Espaços de Diálogo (EDs) são grupos de discussão em torno de algum tema relacionado à EJA e se configuram na principal atividade do Seminário. Aí são apresentados os trabalhos inscritos e desenvolvidas discussões e reflexões em torno da temática que os une, possibilitando diálogos entre saberes, práticas e pesquisas.

Cada um dos seis EDs organizados para o 3º SELIEJA contará com um coordenador que conduzirá as atividades de acordo com a dinâmica estabelecida pelo grupo.

ED1: Formação inicial e continuada de Professores em EJA
Coordenadora: Profª Drª Ana Paula Moura - UFRJ
Pretendemos trazer para a discussão os aspectos relacionados à construção da identidade do docente da EJA, enfatizando os documentos legais que fazem referência à EJA e os processos de formação inicial e continuada de professores. Para isso, buscaremos abordar o tratamento recebido pela EJA nos cursos de graduação e licenciatura e a necessidade de que esta atenda às especificidades da EJA. O ED procura ainda trazer para socialização e reflexão as diferentes experiências formativas vividas por seus participantes.

ED2: Linguagem, Interculturalidades, Gêneros e Afetos em EJA
Coordenadora: Profª Drª Marta Souza - UFRJ
Discutiremos, com base nas especificidades da EJA, a necessidade de uma relação teórico-prática que privilegie o trabalho com a linguagem verbal e não verbal. A partir desta perspectiva, dialogaremos com as diferentes culturas, com diversos gêneros (discurso e corpo) e os afetos na EJA, visando à problematização dos seguintes temas: o papel da linguagem na constituição da identidade dos sujeitos da EJA, a prática pedagógica com a linguagem, os gêneros e as áreas de conhecimento, a EJA, o direito à literatura e as práticas de leitura literária, a dimensão afetiva na EJA.

ED3: Políticas de Currículo em EJA
Coordenador: Prof. Drª Enio Serra - UFRJ
Nesse Espaço de Diálogo temos como objetivo propiciar reflexões sobre as políticas de currículo no âmbito da EJA, englobando a produção de documentos curriculares oficiais, o currículo praticado por educadores, bem como ações e experiências curriculares em projetos de educação popular. Temos como foco a análise das concepções de EJA e de conhecimento escolar presentes em propostas e práticas curriculares, problematizando os seguintes temas: propostas curriculares oficiais para a EJA; currículo e prática docente nas escolas e na educação popular; características e especificidades do currículo escolar em cursos de EJA; a BNCC, a reforma do Ensino Médio e seus impactos na EJA.

ED4: Juventudes na EJA: presença, desafios e potencialidades
Coordenadora: Profª Drª Alessandra Nicodemos - UFRJ
Este Espaço de Diálogo tem como intenção congregar estudos, pesquisas e experiências escolares relacionadas ao fenômeno de juvenilização no contexto da Educação de Jovens e Adultos, entendido como a inserção de matrículas de estudantes cada vez mais jovens em turmas nessa modalidade no tempo presente. Nesse cenário, buscamos problematizar os desafios atuais e as especificidades que esse fenômeno coloca para os sujeitos da escola na perspectiva de um acolhimento a esse público, marcado por múltiplas identidades, e que o reconheça como sujeito do conhecimento e integrado na construção de práticas curriculares críticas e emancipatórias.

ED5: Movimentos sociais e Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos
Coordenadora: Profª Drª Rosangela Carrilo Moreno - UFRJ
As discussões presentes nesse Espaço de Diálogo girarão em torno das políticas e práticas de EJA no âmbito dos movimentos sociais que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária, tomando como eixo os projetos de Educação Popular neles desenvolvidos. Temos como pretensão também discutir e debater sobre as atuais políticas educacionais destinadas à elevação da escolaridade, principalmente no que se refere à retração de matrículas e de oferta de EJA por parte do poder público, bem como ao recrudescimento de propostas de Educação a Distância e de exames de certificação voltados para o público jovem e adulto trabalhador.

ED6: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e a relação Trabalho-Educação na formação do jovem e adulto trabalhador
Coordenadora: Profª Drª Jaqueline Ventura - UFF
Pretendemos propiciar, com esse Espaço de Diálogo, reflexões sobre temas vinculados aos fundamentos econômicos, culturais, políticos e sociais do trabalho e dos processos formativos humanos. A partir desta perspectiva, dialogaremos, especificamente, sobre as relações entre os mundos do trabalho e as implicações no âmbito das propostas de acesso à escolarização e à formação profissional para a classe trabalhadora. Assim, temos como foco a análise das concepções de educação/formação em disputa na sociedade brasileira e as conseqüências nas políticas educacionais voltadas atualmente para os jovens e os adultos trabalhadores. Com base na centralidade do trabalho como ação humana, buscaremos apreender os elementos fundamentais da concepção burguesa de trabalho, hegemônica na educação, e propiciarmos o debate em torno de possibilidades de sua superação, na luta por um outro projeto de educação e de sociedade.